Como conservar o material?

Sobrou tinta, e agora? É preciso identificar a melhor maneira de conservar as tintas que já foram abertas para que possam ser reutilizados sem perder as suas propriedades. Confira as nossas dicas de conservação:

Tinta

O mais importante é guardar as latas de tinta limpas, num local arejado e seco. Não deixe as latas expostas ao sol, o calor em excesso endurece o seu produto.
Certifique-se de que a lata ficou fechada de maneira segura com a tampa bem colocada, garantindo que não há entrada de ar. Se for possível, guarde as latas de cabeça pra baixo, assim a entrada de oxigênio é menor e a película forma-se no fundo da lata, assim, na próxima utilização a tinta estará pronta.
Por último, procure fazer a diluição apenas na quantidade que for utilizada no momento da pintura. Evite guardar tintas já diluídas, isso diminui a vida útil delas além de evitar fungos, apodrecimento e mau cheiro.

Pincéis e trinchas

Depois de utilizados, os pinceis devem passar por um processo de retirada do excesso de tinta, que pode ser feito com um jornal.
De seguida, se a tinta for à base de água, coloque-os num balde ou lata e encha com água suficiente para cobrir as cerdas. Se a tinta for à base de solvente, mergulhe no mesmo diluente utilizado na tinta, até que os pelos se desprendam totalmente do material.
Para finalizar, lave os pinceis com água morna e detergente e lembre-se de guardá-los secos com as cerdas direitas.

Rolos de pintura

Utilize uma espátula para retirar o excesso de tinta que ficou no rolo. Depois, passe o rolo sobre um jornal para que a restante da tinta saia por completo. Desmonte o cilindro do suporte e, junto com o rolo, mergulhe na água ou diluente utilizado. Esfregue os pelos com um detergente de pH neutro e água quente e, em seguida, seque-o com um pano limpo e volto a encaixá-lo no suporte.