O termo “DIY” (do it yourself), que significa “faça você mesmo”, está cada vez mais popularizado nos blogues e tutoriais de decoração.
Muitas pessoas optam por remodelar um espaço sem recorrer a mão de obra especializada, optando por pintar elas mesmo. Se é o seu caso, antes de aventurar-se no seu próximo projeto decorativo, confira as nossas dicas extra para facilitar ainda mais o seu processo criativo.
Faça uma lista de materiais
Existem diferentes materiais para diferentes estágios da pintura, desde a preparação até a pintura em si. Informe-se com um dos nossos técnicos Artin e faça uma lista completa dos materiais que vai necessitar.
Prepare a divisão
Antes de avançar para a pintura, deverá deslocar os móveis da parede e cobri-los com uma proteção.
Para o chão, o cartão é o material ideal para proteção, pois é barato e absorve a tinta, fazendo com que ela seque mais rapidamente. Não se esqueça de proteger os rodapés e apliques que não podem ser desmontados com sacos plásticos e fita adesiva.
Lave bem antes de pintar
Limpe a parede em profundidade com água e detergente desengordurante e, no caso de manchas de humidade, aplique lixívia ou um produto fungicida. Por fim, volte a enxaguar com água limpa e deixe secar.
Utilize o pincel para os pormenores
Tal como acontece com a aplicação do primário, o rolo é o indicado para superfícies amplas, contudo não tão eficaz em detalhes como os cantos. Por esse motivo as zonas que o rolo não alcança, devem ser pintadas com o recurso a uma trincha.
Primeira demão de tinta
Leia as orientações de aplicação inscritas nas latas de tinta Artin. Abra a lata, faça a diluição recomendada e misture para que o material fique uniforme. Coloque uma boa quantidade na bandeja de aplicação (que deve estar limpa e seca). Pegue o rolo e envolva-o em toda a tinta, sem excessos, evitando que ele fique muito encharcado.
Segunda demão de tinta
Em média, quatro horas após a aplicação da primeira demão, pode-se aplicar a segunda demão. Pinte novamente toda a parede com os mesmos movimentos cobrindo toda a superfície até finalizar toda a superficie. Não se esqueça de aplicar também a segunda demão nos cantos.
Limpeza do material
Terminado o projeto de pintura, é necessário limpar os pincéis antes de os guardar. Coloque-os num balde ou lata e encha-o com água ou solvente suficiente para cobrir as cerdas do pincel. Deixe de molho de um dia para o outro, passe as cerdas por água e volte a pendurá-las para secarem direitas.
Sequência Correta de pintura
1. Pintura do teto;
2. Pintura das paredes;
3. Pintura de portas e janelas;
4. Pintura dos rodapés;